O berimbau é um instrumento musical tradicional do Brasil, originário da região Nordeste do país. A exata origem do berimbau não foi totalmente pesquisada, mas é muito provável que seja uma adaptação dos arcos musicais africanos feitos com cabaça, pois nenhum povo indígena brasileiro ou europeu utiliza arcos musicais.
Como o berimbau e o m’bulumbumba da região sudeste de Angola são feitos e tocados são muito similares, assim como a afinação e os padrões básicos executados nestes instrumentos. A assimilação deste instrumento africano na capoeira brasileira também é evidente em outros termos bantos usados para arcos musicais na língua portuguesa brasileira, incluindo urucungo e madimba lungungu.
Ao longo do século XX, o instrumento passou a ser associado ao jogo de capoeira (que passou a ser conhecido como berimbau), um mero equívoco português. Os portugueses usavam esta palavra para seu instrumento musical chamado guimbarde, também conhecido como berimbau de boca.
Como o berimbau de boca e o hungu compartilhavam algumas semelhanças quando este último era segurado na boca, os portugueses o chamavam de berimbau, assim como o lamellofone africano veio a ser conhecido em inglês como “piano de mão” ou “piano de polegar”. O tipo menor do arco africano (no qual a boca do performer é usada como ressonador) era chamado de “berimbau de boca” enquanto o tipo com ressonador de cabaça se tornou o “berimbau de barriga”.
O berimbau lentamente passou a substituir o tambor como o instrumento central para o jogo de capoeira, com o qual agora é famoso e amplamente associado.
A capoeira é uma arte marcial e esporte afro-brasileiro que surgiu no século XIX, provavelmente no início do século, como uma forma de resistência dos escravos africanos contra a escravidão. A capoeira é uma mistura de dança, música e luta, e o berimbau é usado como instrumento principal para marcar o ritmo da capoeira.
É incerto exatamente qual foi a origem do berimbau para o Brasil e quando ele surgiu, mas é acreditado que os escravos africanos o trouxeram consigo e o adaptaram a partir de instrumentos similares de suas culturas de origem. O berimbau é feito de uma vara de arco, uma corda de fio e uma cabaça. Ele é tocado com uma baqueta e uma pedra, e pode produzir vários sons diferentes através da variação da tensão na corda e como a baqueta é usada. É um instrumento versátil e pode ser usado tanto para acompanhar danças e cantos, como também para acompanhar o jogo de capoeira.
Na capoeira, o berimbau é usado para marcar o ritmo e acompanhar as jogadas dos capoeiristas. Ele é tocado por um mestre de cerimônias, responsável por escolher as músicas e acompanhar o jogo. Ele é acompanhado por outros instrumentos tradicionais, como pandeiro, atabaque e agogô, e todos juntos formam o chamado “bateria de capoeira”.
O berimbau também é usado em outras ocasiões além da capoeira, como em cerimônias religiosas e festivais de música popular. Ele é uma parte importante da cultura afro-brasileira e tem sido cada vez mais valorizado e reconhecido como um importante patrimônio cultural do Brasil.
Em resumo, o berimbau é um instrumento musical tradicional do Brasil, com origem africana, trazido para o país pelos escravos. Ele se tornou associado à capoeira, uma arte marcial e esporte afro-brasileiro, usado como instrumento principal para marcar o ritmo da capoeira. É um instrumento versátil e importante parte da cultura afro-brasileira, e tem sido cada vez mais valorizado e reconhecido como um importante patrimônio cultural do Brasil.
amei esse site