Marcos “Barrão” da Silva, nascido em 1961 em Recife, é um mestre de capoeira brasileiro e fundador do Grupo Axé Capoeira, uma escola internacional de capoeira.
Ele começou sua jornada na capoeira como um jovem talentoso na bateria, mas logo foi descoberto pelo mestre Pirajá, que o levou sob suas asas e o ensinou as técnicas e disciplina da capoeira.
Após três anos de treinamento, ele foi passado para o mestre Teté, que o ensinou os caminhos da “capoeira de rua”. Com esse treinamento, Mestre Barrão se tornou campeão brasileiro no Campeonato Nacional de Capoeira no Rio de Janeiro.
Em 1987, ele recebeu o posto de Mestre em 1º Grau por Pirajá e em 1991, ele foi convidado para demonstrar sua arte em Festivais Internacionais da Criança na América do Norte, mais especificamente no Canadá, no Festival de Vancouver International Children’s.
Em 1992, ele decidiu imigrar para o Canadá e começou a ensinar em vários locais. Em 1996, ele abriu sua primeira academia de capoeira no Canadá.
Hoje, o Mestre Barrão frequentemente viaja o mundo ensinando e expandindo o Grupo Axé Capoeira. Ele tem sido convidado para ensinar, realizar oficinas e conduzir batizados em todo o mundo e recebe muitos prêmios.
Ele também foi fundamental na reintrodução de uma dança conhecida como Coco de Roda. Ele continua a contribuir para o desenvolvimento da capoeira e transmite sua filosofia aos 20.000 membros de sua escola em todo o mundo.
Além disso, Mestre Barrão é conhecido como um dos maiores mestres de capoeira do mundo e tem sido um defensor da capacitação de jovens através da capoeira.
Ele acredita que a capoeira pode ser usada como ferramenta para desenvolver a autoestima, a disciplina e o respeito, além de ser uma forma de manter os jovens longe da violência e da criminalidade. Ele trabalha com crianças e jovens em todo o mundo, usando a capoeira como meio para ajudá-los a alcançar seus objetivos e realizar seus sonhos.
Mestre Barrão é considerado um dos maiores nomes na capoeira mundial e sua escola, o Grupo Axé Capoeira, é reconhecida como uma das maiores e mais respeitadas escolas de capoeira do mundo. Sua dedicação e contribuição para a capoeira é inegável e sua história é uma inspiração para muitos. Sua jornada de um jovem talentoso na bateria para um mestre de capoeira respeitado e admirado é uma história que continua a ser contada e celebrada na comunidade de capoeira.