Pular para o conteúdo

CBC – Confederação Brasileira de Capoeira

A Confederação Brasileira de Capoeira (CBC) é uma entidade sem fins lucrativos cujo propósito é preservar e disseminar a cultura e os valores da capoeira, uma arte marcial brasileira que mescla luta, dança e música. Fundada em 1993, a CBC resultou de uma ampla articulação social e cultural de diversos mestres e entusiastas da capoeira em todo o território nacional, buscando emancipação das restrições institucionais impostas pela Confederação Brasileira de Pugilismo.

A CBC organiza e promove eventos, competições e encontros de capoeira, além de oferecer cursos e treinamentos para professores e praticantes de todos os níveis. A entidade também mantém uma escola de capoeira, onde são ministrados cursos para iniciantes e avançados, além de oferecer programas de formação de professores e instrutores.

Por razões que não temos clareza, a CBC encontra-se inativa há mais de uma década. A maior parte das federações estaduais optou por se associar à Confederação de Capoeira Desporto do Brasil (CCDB), que foi estabelecida em 9 de fevereiro de 1977. A CCDB está plenamente operacional e legalizada em todas as esferas governamentais — municipal, estadual, nacional e internacional. Está afiliada à Federação Internacional de Capoeira (FIC), que recebeu homologação por parte do governo europeu e tem presença ativa nos cinco continentes.

Graduações na capoeira

Os estágios da capoeira são divididos em 11 níveis sendo identificados por cordões de cores diferentes.

1º Estágio – Cordão verde (aluno): é o estágio inicial, destinado aos alunos que estão começando a praticar a capoeira. O objetivo é o aprendizado dos movimentos básicos, a compreensão dos princípios da capoeira e o desenvolvimento da condição física. A permanência neste estágio é de 1 ano.

2º Estágio – Cordão amarelo (aluno): é o segundo estágio, destinado aos alunos que já possuem alguma experiência na prática da capoeira. O objetivo é o aperfeiçoamento dos movimentos, a aprendizagem de novos golpes e a introdução às rodas de capoeira. A permanência neste estágio é de 1 ano.

3º Estágio – Cordão azul (aluno): é o terceiro estágio, destinado aos alunos que já possuem uma boa base técnica. O objetivo é o aperfeiçoamento da técnica, a aprendizagem de novos golpes e a introdução às rodas de capoeira. A permanência neste estágio é de 1 ano.

4º Estágio – Cordão verde-amarelo (aluno): é o quarto estágio, destinado aos alunos que estão avançando na prática da capoeira. A permanência neste estágio é de 1 ano.

5º Estágio – Cordão verde-azul (aluno): é o quinto estágio, destinado aos alunos que estão adquirindo uma boa habilidade técnica e conhecimento da capoeira. A permanência neste estágio é de 1 ano.

6º Estágio – Cordão amarelo-azul (aluno Instrutor): é o sexto estágio, destinado aos alunos que estão se preparando para se tornarem instrutores de capoeira. O objetivo é adquirir conhecimentos avançados na técnica e na história da capoeira, além de desenvolver habilidades de ensino. A permanência neste estágio é de 2 anos.

7º Estágio – Cordão verde-amarelo-azul (aluno Formado): é o sétimo estágio, destinado aos alunos que já completaram o treinamento como instrutores e estão se preparando para se tornarem formados na capoeira. A permanência neste estágio é de 2 a 3 anos.

8º Estágio – Cordão branco-verde (Monitor): é o oitavo estágio, destinado aos alunos que já são formados e estão se preparando para se tornarem monitores de capoeira. O objetivo é desenvolver habilidades de liderança e ensino, além de adquirir conhecimentos avançados na técnica e na história da capoeira. A permanência neste estágio é de 3 a 5 anos.

9º Estágio – Cordão branco-amarelo (Professor): é o nono estágio, é um título atribuído aos alunos que tem um grande desempenho e dedicação na Capoeira. A permanência neste estágio é determinada pelo trabalho realizado na Capoeira.

10º Estágio – Cordão branco-azul (Contra Mestre): é o décimo estágio, é um título atribuído pelo Mestre responsável do Grupo, para alunos que tem uma grande habilidade técnica e conhecimento da capoeira, além de possuir habilidade de ensino.

11º Estágio – Cordão branco (Mestre): é o décimo primeiro estágio, é um título atribuído pelo reconhecimento dos Mestres mais antigos da Sociedade Capoeiritica, para alunos que tem uma grande habilidade técnica e conhecimento da capoeira, além de possuir habilidade de ensino e liderança.

8 comentários em “CBC – Confederação Brasileira de Capoeira”

  1. Avatar

    Responsáveis pela capoeira do Brasil 🇧🇷 coloquem a capoeira para se tornar urgente esporte olímpico seguindo as seguintes regras

    lutas de capoeira por pontos sendo golpes nas pernas valendo 1 ponto
    golpes na barriga e nas costelas valendo 1 ponto
    golpes no rosto valendo valendo 8 pontos
    12 rounds de 5 minutos com um minuto de descanso

      1. Avatar

        Boa tarde Pinduca. Creio que houve um equívoco nesta publicação. A CBC foi fundada em 1993 e não por Mestre Suassuna. Infelizmente a CBC por motivos que desconhecemos está há mais de 12 anos inativa. Grande parte das Federações do País estão filiadas á CONFEDERAÇÃO DE CAPOEIRA DESPORTO DO BRASIL- CCDB Fundada em 09/02/1977 em pleno funcionamento totalmente legalizada nas esferas Municipal, Estadual, Nacional e Internacional filiada à FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DE CAPOEIRA FIC homologada pelo Governo Europeu e atuante nos 5 Continentes. Um abraço meu amigo. Boa semana!

      2. Avatar

        Prezado Mestre Pinduca

        Parabéns pelo empenho e dedicação em prol da nossa arte marcial brasileira.

        Só uma pequena correção a CBC Confederação Brasileira de Capoeira , foi fundada no ano de 1993.

        Outro detalhe é que o ilustre mestre Suassuna não é o fundador. Visto que essa entidade foi uma grande articulação social e cultural , de vários mestres e apaixonados pela capoeira, em todo território nacional afim de sairmos das amarras institucionais da CPB Confederação Brasileira de Pugilismo.

        A convite na oportunidade de na época ser diretor de comunicação na época.

        Participei do 1o. Congresso Nacional de Capoeira na Cidade de Guarulhos na FIG Faculdades Integradas de Guarulhos.

        Do mais desejo feliz organização e sucesso sempre nessa caminhada.

        Atenciosamente

        Prof José Roberto de Lima Candido
        (Zé Lima), capoeirista, desde (1980), pesquisador no Grupo Africanidades, educação em direitos humanos. UFABC Universidade Federal do Grande ABC.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *